O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, assinalou, este domingo, que o consumo de eletricidade em Portugal está a ser assegurado por fontes renováveis há dois dias.
"Há dois dias que todo o consumo de eletricidade está a ser assegurado por fontes renováveis, em Portugal. E estamos a exportar os excedentes", começou por escrever o responsável numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
Santos Silva assinalou esta mudança, que, de acordo com a REN - Redes Energéticas Nacionais, se verifica desde as 22h30 de sexta-feira.
"Este é o caminho certo da ação climática", rematou o líder da Assembleia.
Segundo a organização explicou esta manhã, o consumo de eletricidade em Portugal está a ser assegurado há mais de 24 horas por fontes renováveis, sobretudo energia eólica e hídrica, devido às "condições favoráveis de vento e chuva".
Desde as 22h30 de sexta-feira até à meia noite de sábado foram gerados 97.6 Gigawatts-hora (GWh) de energia eólica, 6.6 GWh de energia solar e 68.3 GWh de energia hídrica, que "asseguraram o consumo de 137.1 GWh".
"Os excedentes de produção têm sido exportados através da interligação com Espanha", adianta RNE.
A REN acrescenta que, a confirmarem-se as previsões meteorológicas para hoje, "tudo aponta para que a situação se mantenha e se registe todo um fim de semana com 100% de produção de fontes renováveis e exportação de energia para Espanha".
Leia Também: Consumo de eletricidade assegurado há mais de 24h por fontes renováveis