A visita do ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros realiza-se a convite do presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, e inclui reuniões com líderes parlamentares das forças políticas regionais, com o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e com o Representante da República para a Região, embaixador Pedro Catarino.
Segundo a Assembleia da República, o programa de deslocação de Augusto Santos Silva inclui visitas ao Museu do Parlamento, à Escola do Mar dos Açores, ao Instituto de Investigação em Ciências do Mar -- Okeanos e ao Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores e ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira -- Terinov.
Durante a sua presença nos Açores, o presidente da Assembleia da República, que chega ao aeroporto da Horta pelas 09:30 de quarta-feira, visita também a Base das Lajes, o Porto das Lajes das Flores e o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão.
Numa mensagem que divulgada nas redes sociais, Augusto Santos Silva afirma que as relações entre o parlamento nacional e a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores "são excelentes".
"Será uma visita muito intensa, como intensas são as nossas relações com a Região Autónoma. Como sempre digo, em Portugal democracia rima com autonomia", completou.
No entanto, o presidente da Assembleia da República adianta que a sua visita oficial não se esgotará na vertente institucional, já que nas quatro ilhas que irá percorrer, terá a oportunidade "de contactar com diferentes autoridades regionais: O presidente do Governo Regional, vários presidentes de câmaras municipais e também com equipamentos e instituições tão importantes para a região, como a Universidade dos Açores".
"Individualizo a conversa que terei na Universidade dos Açores com estudantes e professores desta instituições, assim com a visita que farei quer à Base das Lajes na Terceira, quer ao Parque de Ciência e Tecnologia e aos equipamentos de apoio às ciências do mar no Faial, quer, ainda, a várias infraestruturas na ilha das Flores", acrescentou.
O encontro de Augusto Santos Silva com José Manuel Bolieiro está previsto para sábado à tarde em Ponta Delgada e o almoço com o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores para quinta-feira na ilha Terceira.
Já a audiência de apresentação de cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores acontecerá logo na quarta-feira, de manhã, na Horta.
Leia Também: Renováveis a assegurar consumo de eletricidade? "É o caminho certo"