As chuvas intensas registadas nas últimas horas em Portugal provocaram cheias e a subida dos caudais de rios na região Norte.
Nas redes sociais multiplicaram-se as publicações de internautas que dão conta do resultado das más condições meteorológicas que se fizeram sentir.
"As chuvas fortes da noite passada fizeram o caudal do Rio Ave subir, tendo já inundado o parque de lazer da Vila das Taipas - Guimarães [distrito de Braga]", pode ler-se numa publicação da página Meteo Trás os Montes na rede social Facebook.
Em Fiscal, Amares, no distrito de Braga, as imagens divulgadas por um internauta mostram zonas completamente inundadas pelo rio Homem, que chegam até ao telhado de algumas habitações.
Também o rio Leça galgou as margens e inundou Alfena, em Valongo, no distrito do Porto. As imagens podem ser vistas numa publicação da página Meteo Trás os Montes.
Como resultado do mau tempo, foram já registadas mais de 500 ocorrências entre as 00h00 e as 14h25 deste sábado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), sobretudo relacionadas com quedas de árvores.
De recordar que a ANEPC emitiu, na sexta-feira, um aviso à população relacionado com o mau tempo que se irá fazer sentir no fim de semana.
Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os responsáveis começam por relembrar que as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para que as próximas 48h sejam de "precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve".
Segundo notam, a precipitação que está prevista poderá ainda ser "acompanhada de trovoada", nomeadamente nas regiões do Norte e Centro, em particular no Minho e Douro Litoral.
O vento deverá soprar com rajadas de até 100 km/h nas terras altas do Norte e Centro, e, no que diz respeito à agitação marítima, são esperadas ondas de 6 a 9 metros.
[Notícia atualizada às 17h27]
Leia Também: Depressão Domingos. Proteção Civil já registou 525 ocorrências