O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou, esta quarta-feira, que, uma semana após ter assumido competências do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), controlou mais de 260 mil passageiros no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Segundo a autoridade, num comunicado enviado às redações, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro "foram controlados mais de 260 mil passageiros", 120 mil dos quais nas partidas e 140 mil nas chegadas.
Foram ainda recusadas 29 entradas em território nacional e registados 18 pedidos de asilo. Foi também detida uma pessoa por uso de documento alheio.
Em comunicado, a PSP garantiu que a transferência de competências "tem decorrido de acordo com o previsto e conforme legislação em vigor, no que se refere ao controlo de fronteiras aéreas".
"A PSP está completamente comprometida com esta nova atribuição que lhe foi conferida contando com o apoio dos Inspetores da Polícia Judiciária afetos a esta missão", lê-se na nota.
A autoridade alocou "todos os meios possíveis" para a garantia de segurança do controlo da fronteira aérea, estando "ciente da importância e responsabilidade".
Neste sentido, foi feito "um esforço de formação e de mobilidade interna de polícias, através de uma gestão racional dos seus efetivos, sem que com isso colocasse em risco a segurança dos demais cidadãos nacionais, e do exercício das suas competências a nível nacional, com enfoque na garantia da segurança, tranquilidade e ordem pública".
Leia Também: Dois homens detidos por violência doméstica e posse de armas no Algarve