Lousada. 14 alunos hospitalizados após inalação de químico em escola
Outros cinco alunos receberam tratamento no local.
© Global Imagens
País Lousada
Um total de 14 menores foram esta sexta-feira transportados para os hospitais de Penafiel (10) e de São João (4) por inalação de químicos, na Escola Secundária de Lousada.
Conforme apurou o Notícias ao Minuto junto da Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Lousada, os menores tinham idades a rondar os 13 anos. Contam-se ainda cinco vítimas que tiveram de receber tratamento no local. Nenhum dos menores está, no entanto, em estado grave.
Não há indicação, até ao momento, do químico que terá sido inalado pelos envolvidos, nem as circunstâncias em que tal aconteceu.
O alerta foi dado às 12h09 e ao local acudiram os bombeiros de Lousada, de Penafiel e de Paredes, para além do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Filipe Silva, diretor da escola, disse à Lusa que não se sabe ainda o que provocou os sintomas nos alunos, nomeadamente dores de cabeça e vómitos, indicando que estão todos bem.
"Foram transportados, todos conscientes, ao hospital apenas por precaução", declarou.
Segundo a Proteção Civil, foi acionada para o local uma equipa especializada dos bombeiros para identificar a origem do produto que terá provocado a intoxicação.
Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Lousada, José Aires, afirmou que a corporação foi acionada por haver "um grupo" com sintomas relativos "a falta de ar, tonturas e vómitos".
Segundo o responsável, os alunos estavam no laboratório a ter aula de físico-química.
[Notícia atualizada às 15h02]
Leia Também: Prisão para empresário de Lousada por abuso sexual de sobrinha da amante
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com