Fotógrafo capta imagem de gato-bravo. "Felino mais raro de Portugal"
Segundo Carlos Ponte, "este é o único registo" que tem conhecimento "deste animal em território português sem ser de 'camera trap'".
© Carlos Ponte / Facebook
País Carlos Pontes
O fotógrafo paisagístico e de vida selvagem português Carlos Pontes recorreu à rede social Facebook para partilhar uma fotografia que conseguiu captar de um gato-bravo ('Felis silvestris').
"O felino mais raro e esquivo de Portugal", começa por escrever o fotógrafo, referindo ainda que "este é o único registo" que tem conhecimento "deste animal em território português sem ser de 'camera trap' ou [também conhecida como] armadilha fotográfica".
Na partilha, onde coloca a imagem captada, o fotógrafo explica os encontros que já tinha tido com estes animais. "Nem meia dúzia de encontros diurnos muito fugazes (...) quase todos de noite", referiu.
Carlos Pontes dá conta ainda que já tinha fotografado um deles "há cerca de dez anos um exemplar de noite", o que demonstra a dificuldade em consegui-lo.
"Pensava que tinha tido uma sorte enorme este ano com dois avistamentos de dia, um deles que permitiu ver e contemplar o animal durante alguns segundos. Até certo dia, que a espécie que nunca pensei que entrasse na linha da lente me deu um prazer indescritível fotografar", descreve o momento, sem revelar a localização concreta.
Segundo o fotógrafo, os segundos tornaram-se "uma eternidade" enquanto não conseguia ter uma visão limpa do animal para um registo "por mau que fosse". "A adrenalina saltava tanto como nos primeiros lobos que fotografei. Uns metros adiante com uma pequena clareira o bicho parou a olhar para o terreno e de costas para mim, faço um 'click' e automaticamente virou-se nesta posição, mais dois cliques e nunca mais o voltei a ver", referiu.
Em Portugal estima-se que existam menos de 100 indivíduos, é uma espécie crítica e com a grande problemática da hibridação, já bem conhecida no país vizinho, termina Carlos Pontes.
Leia Também: Porto. Gatos viviam enjaulados, rodeados de "urina e comida podre"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com