Utente de centro social de Matosinhos morre com Legionella
Há mais um utente infetado. Número de casos pode não ficar por aqui.
© iStock
País Legionella
Dois casos de Legionella, um dos quais mortal, foram registados, este mês de novembro, num Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Matosinhos, distrito do Porto, confirmou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) ao Notícias ao Minuto.
Tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5-7 dias), as autoridades continuam a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos.
De acordo com o Porto Canal trata-se do Centro Social de Leça do Balio, como confirmou a diretora técnica, Graciete Pinto.
De acordo com a responsável, a estrutura residencial está em contacto com as autoridades de saúde e com as empresas de manutenção desde o primeiro momento em que surgiram os primeiros sintomas nos idosos.
A diretora revelou ainda, segundo a agência Lusa, que os idosos estão informados da situação.
Já no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ARS Norte, garantiu que "as Autoridades de Saúde locais, em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, encontram-se a desenvolver a investigação epidemiológica e ambiental, de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), determinando as medidas de saúde pública, ajustadas e proporcionais, à avaliação de risco, permanecendo atentas à evolução da situação. Serão tomadas as medidas adicionais que se revelem necessárias, em estreita colaboração com a DGS".
Recorde-se que, em Caminha, foi identificado outro surto com oito casos confirmados até à data. Este 'cluster' está em fase de investigação epidemiológica e de determinação das medidas de saúde pública necessárias para o seu controlo.
Apesar de não se conhecer o foco da Legionella, o delegado de Saúde do Alto Minho recomendou que idosos de Vila Praia de Âncora se "resguardem", durante as investigações sobre a origem do surto.
A Doença dos Legionários, uma pneumonia provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.
A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) ou, mais raramente, por aspiração de água contaminada com a bactéria.
[Notícia atualizada às 12h55]
Leia Também: Casos de infeção por Legionella em Caminha passam a oito
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com