Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Utente de centro social de Matosinhos morre com Legionella

Há mais um utente infetado. Número de casos pode não ficar por aqui.

Utente de centro social de Matosinhos morre com Legionella

Dois casos de Legionella, um dos quais mortal, foram registados, este mês de novembro, num Estabelecimento Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) de Matosinhos, distrito do Porto, confirmou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) ao Notícias ao Minuto

Tendo em conta que o período de incubação pode ser de até 14 dias (sendo o mais comum de 5-7 dias), as autoridades continuam a monitorizar o surgimento de eventuais novos casos.

De acordo com o Porto Canal trata-se do Centro Social de Leça do Balio, como confirmou a diretora técnica, Graciete Pinto.

De acordo com a responsável, a estrutura residencial está em contacto com as autoridades de saúde e com as empresas de manutenção desde o primeiro momento em que surgiram os primeiros sintomas nos idosos.

A diretora revelou ainda, segundo a agência Lusa, que os idosos estão informados da situação.

Já no comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a ARS Norte, garantiu que "as Autoridades de Saúde locais, em articulação com a Autoridade de Saúde Regional, encontram-se a desenvolver a investigação epidemiológica e ambiental, de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), determinando as medidas de saúde pública, ajustadas e proporcionais, à avaliação de risco, permanecendo atentas à evolução da situação. Serão tomadas as medidas adicionais que se revelem necessárias, em estreita colaboração com a DGS".

Recorde-se que, em Caminha, foi identificado outro surto com oito casos confirmados até à data. Este 'cluster' está em fase de investigação epidemiológica e de determinação das medidas de saúde pública necessárias para o seu controlo.

Apesar de não se conhecer o foco da Legionella, o delegado de Saúde do Alto Minho recomendou que idosos de Vila Praia de Âncora se "resguardem", durante as investigações sobre a origem do surto.

A Doença dos Legionários, uma pneumonia provocada pela bactéria 'Legionella pneumophila', caracteriza-se pelo aparecimento de sintomas como febre, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares, tosse não produtiva e diarreia.

A infeção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água (aerossóis) ou, mais raramente, por aspiração de água contaminada com a bactéria.

[Notícia atualizada às 12h55]

Leia Também: Casos de infeção por Legionella em Caminha passam a oito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório