A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve em flagrante, na noite de 17 para 18 de novembro, um homem, de 29 anos, pela prática de um crime de roubo, em Leiria. O suspeito encontrava-se em incumprimento de medida de vigilância através de pulseira eletrónica.
Em comunicado, esta segunda-feira, a força de segurança explica que dois homens abordaram a vítima, um jovem de 24 anos, que circulava sozinho numa das ruas do centro da cidade de Leiria, "forçando-o a deslocar-se a um multibanco para levantar dinheiro, subtraindo-o".
A situação foi comunicada à PSP, que acionou os meios policiais para o local.
"Dispondo das características dos dois suspeitos, fornecidas pela vítima, através do sistema de videovigilância da cidade foi possível localizar, de imediato, um deles, permitindo direcionar os meios policiais necessários para garantir, de forma eficaz, a sua interceção", lê-se.
Ao ser intercetado, o suspeito tinha "na sua posse o dinheiro subtraído à vítima" e a PSP percebeu que "o mesmo encontrava-se em incumprimento de medida de vigilância através de pulseira eletrónica".
A força de segurança destaca que "as imagens do Sistema de Videovigilância público da cidade de Leiria foram essenciais para perceber a atuação dos suspeitos, tendo sido possível reconstruir a sua atuação, desde o momento em que procederam à abordagem da vítima até à intervenção policial, tendo servido como prova inequívoca da sua conduta, contribuído para que o suspeito fosse detido e presente a primeiro interrogatório judicial".
Através desse sistema, a PSP refere que foi possível perceber que os suspeitos abordaram, "eventualmente com o mesmo propósito", outros jovens que circulavam sozinhos na cidade, apelando para que, "caso alguém tenha sido vítima de crime idêntico, "contacte com a PSP de Leiria".
A PSP diz estar a desenvolver diligências no sentido de apurar a identificação do segundo suspeito da prática do crime. O suspeito já detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no tribunal de instrução criminal de Leiria, no dia 18 de novembro, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Leia Também: Comprava e vendia droga. Usava redes sociais para divulgar preços