Hospital de Braga assegurou atendimento atempado a 73% dos utentes
O Hospital de Braga assegurou, nos primeiros 10 meses de 2023, um atendimento dentro dos tempos previstos a 73 por cento dos utentes que recorreram à Urgência, anunciou hoje a administração.
© Hospital de Braga
País SNS
Em comunicado, a administração acrescenta que, por dia, aquele hospital tem referenciado para outras unidades uma média de um a dois utentes.
"Os restantes temos conseguido resolver internamente", refere o diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Braga.
Arnaldo Pires sublinha que "as situações emergentes foram sempre asseguradas pelas diversas especialidades, mesmo que, por vezes, condicionadas".
No comunicado, a administração diz que a presença de uma equipa dedicada na Urgência Geral, composta por internistas e cirurgiões, "tem permitido garantir a orientação dos utentes sem grandes sobressaltos, fazendo face aos condicionamentos existentes na região e nas regiões envolventes".
"O contacto permanente com os diversos hospitais é uma das principais missões para quem chefia a equipa da urgência, que tem sido assegurado de forma positiva, com vista a garantir uma sólida articulação inter-hospitalar, nunca colocando em causa o estado de saúde dos utentes. Assim, os utentes são orientados de acordo com as suas necessidades, após meticulosa avaliação clínica, discussão e articulação entre ambas as instituições", acrescenta.
Nas últimas semanas, o Serviço de Urgência do Hospital de Braga, no global, tem recebido uma média diária de 550 utentes.
Destes, cerca de 110 casos são de Urgência Pediátrica e 50 de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia.
Segundo a administração, o hospital registou, em outubro, um "aumento considerável dos utentes que se deslocaram ao Serviço de Urgência por meio de referenciação pela linha SNS24.
No total, registaram-se 1072 casos referenciados por esta via, mais 18,6% face a setembro.
A medida tem servido para libertar as urgências dos hospitais, garantindo que os utentes ali se dirigem só em casos de real necessidade, evitando uma sobrecarga desnecessária da urgência.
"A resposta ao número expressivo de utentes que recorrem ao Serviço de Urgência do Hospital de Braga tem sido, efetivamente, favorável, sustentada na articulação inter-hospitalar, cumprindo as normas da rede de referenciação hospitalar do Serviço Nacional de Saúde", diz ainda o comunicado.
Segundo a administração, os níveis de internamento mantiveram-se, também, estáveis, "demonstrando uma gestão afinada dos recursos disponíveis".
"Contiveram-se, também, os abandonos das urgências, o que permitiu a continuidade do acompanhamento médico necessário a todos os utentes, resultante da resposta efetiva dentro dos tempos estipulados", remata.
Leia Também: Enfermeiros contra alargamento às farmácias de mais vacinas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com