PSP de Lisboa fiscalizou 12 comboios e deteve três pessoas em operação
Balanço diz respeito ao período entre 13 e 19 de novembro. Registaram-se ainda dezenas de autos de notícia por contraordenação.
© Greve na CP suprimiu 59% dos comboios
País Lisboa
O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) revelou, esta terça-feira, que, âmbito das atividades do Grupo de Cooperação Policial da União Europeia (UE), desenvolveu uma operação de combate à criminalidade nos transportes ferroviários, entre 13 e 19 de novembro, que resultou na fiscalização de 12 comboios e na abordagem de 154 pessoas, da qual resultou a detenção de três pessoas.
A Operação 24 Blue Rad, da Railpol, envolve todos os Estados-membros da UE e tem "principal incidência na luta contra a imigração ilegal por via ferroviária, criminalidade transfronteiriça, a par dar posse e transporte de substâncias e matérias ilícitas".
Segundo um balanço a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP esteve presente "na interseção das Linhas das Estações Ferroviárias, entre as quais as do Cais do Sodré, Oriente e Sete Rios, tendo sido fiscalizados doze comboios e efetuada abordagem proativa a 154 pessoas".
No decorrer desta ação, foram detidas três pessoas, uma, com 20 anos, por posse de produto estupefaciente num total de 14.20 doses individuais, uma, com 71 anos, por crime contra a integridade física com recurso a animal, e uma, com 25 anos, por posse de arma branca.
Registaram-se ainda 21 autos de notícia por contraordenação por comportamentos/acções que colocam em causa o normal funcionamento das estações (legislação ferroviária), seis por prática de venda ambulante, dois por fumar em local proibido e dois por falta de livro de reclamações e falta de cartão de vigilante para exercer segurança privada (estabelecimentos).
A PSP, "enquanto membro ativo do RAILPOL, dará continuidade à participação nestas ações, nas estações ferroviárias situadas nas da sua jurisdição".
Leia Também: Jovens, um deles menor, detidos por tentarem viajar com documentos falsos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com