A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Universidade Nova de Lisboa (UNL) assinaram um protocolo que prevê, entre outras iniciativas, a criação do Centro Académico Clínico em Reabilitação.
Este protocolo, esclarece um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, tem vista a "aprofundar conhecimento e a desenvolver investigação na área da reabilitação".
Este novo centro vai integrar a Escola Superior de Saúde de Alcoitão, o Hospital Ortopédico de Sant’Ana, o Centro de Medicina e Reabilitação do Alcoitão, equipamentos pertencentes à SCML, e a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNL, designadamente, as suas Unidades de Investigação Laboratório e Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações, a NOVA LINCS (NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics) e o Centro de Investigação Centro de Tecnologia e Sistemas.
O protocolo foi assinado na passada sexta-feira pela Provedora da SCML, Ana Jorge, e pelo Reitor da UNL, João Sàágua, e tem como objetivo "potenciar sinergias entre as duas instituições, desenvolvendo relações de cooperação e de intercâmbio em áreas de interesse comum, nomeadamente na formação pré-graduada e pós-graduada, na investigação científica, designadamente na reabilitação, tecnologias, saúde e ciências sociais", pode ler-se.
Com esta parceria , a SCML e a UNL pretendem ainda desenvolver atividades conjuntas de intervenção social e comunitária na área geográfica de intervenção de ambas as entidades.
O protocolo assinado prevê por fim a criação de uma licenciatura conjunta entre a ESSALCOITÃO, da SCML, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), da UNL, no âmbito da Administração de Equipamentos Sociais.
Leia Também: Investimentos da Santa Casa Global "não precisavam" de aprovação