A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, esta quinta-feira, mais de 350 quilogramas (kg) de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum) em Alcochete, no distrito de Setúbal.
De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os militares "abordaram um veículo que transportava 353,90 quilos de bivalves em situação irregular, uma vez que, no decorrer das diligências policiais foi possível constatar que os bivalves não dispunham de documentação que permitisse determinar a sua origem e rastreabilidade, constituindo um perigo para a saúde pública, motivo pelo qual foram apreendidos".
Segundo a mesma nota, no decorrer das diligências foram também identificados um homem e uma mulher, de 30 e 32 anos, respetivamente, assim como elaborado um auto de contraordenação, por falta de documento de registo. Segundo a GNR, a coima pode ascender até aos 3.740 euros.
Da ação resultou ainda a apreensão de uma balança digital e os bivalves apreendidos serão submetidos a verificação higiossanitária.
"A GNR relembra que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo", rematam os militares.
Leia Também: Polícia Marítima apreende 550 kg de amêijoa e identifica 18 pessoas