A Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou cerca de 50 infrações, durante uma operação de fiscalização a estabelecimentos comerciais especializados em venda de produtos de uso veterinário, no concelho do Porto, realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro.
Num comunicado enviado, esta segunda-feira ao Notícias ao Minuto, os militares revelam que, no âmbito da operação, foram empenhados 79 elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que fiscalizaram 48 estabelecimentos, incluindo petshops, drogarias, cooperativas agrícolas e lojas especializadas.
Da ação resultaram 30 autos de contraordenação relacionados com a falta de autorização para venda deste tipo de artigos, comercialização de produtos com prazo de validade expirado e irregularidades na embalagem, rotulagem e informação obrigatória dos produtos.
Adicionalmente, foram levantados 17 autos de contraordenação por infrações ambientais, como por exemplo, ausência de título de utilização de recursos hídricos, depósito e incineração irregular de resíduos e falta de vacinação obrigatória.
Durante a operação foram assim apreendidos 1.574 produtos que não cumpriam as disposições legais em vigor.
Leia Também: PAN quer IVA de 6% nas rações e cuidados veterinários