Até dez pessoas podem ter morrido num hospital em Medford, no estado norte-americano de Oregon, depois de uma enfermeira ter alegadamente trocado fentanil por água da torneira em sacos de soro fisiológico.
De acordo com as publicações internacionais, a investigação surgiu depois de várias queixas levadas a cabo por familiares de pacientes que passaram pelo hospital e as situações aconteceram, pelo menos, desde outubro de 2022.
A imprensa internacional destaca que há fontes que falam em nove mortes, e outras dez.
As autoridades de Medford, que fica a cerca de 20 milhas, cerca de 32 quilómetros, da fronteira com o estado da Califórnia, lamentam estas ocorrências.
“Ficámos angustiados ao saber desta situação”, explicou também a porta-voz do hospital em declarações ao Rogue Valley Times. A mesma responsável apontou que as autoridades foram contactadas e que está a ser feito um trabalho em conjunto.
A enfermeira em questão terá roubado fentanil e substituído o produto por água da torneia não esterilizada. Segundo o Times, uma das vítimas foi Samuel Alisson, de 36 anos, que deu entrada no hospital depois de o fígado falhar. Apesar de inicialmente apresentar melhorias, Alisson acabou por morrer, em 2022, de uma infeção um mês depois de ser internado.
Segundo o irmão da vítima explicou ao Times, a infeção estava “diretamente ligada à água da torneira” que esta recebeu através do saco de soro fisiológico.
Um outro paciente do hospital, Barry Samsten, morreu também devido a uma infeção do mesmo tipo. A morte aconteceu em julho passado, quando o homem tinha 74 anos.
A imprensa adianta ainda que nenhuma acusação foi feita, dado que a investigação ainda está a decorrer.
Leia Também: Dois detidos após alunos de escola primária comerem gomas com fentanil