Um menor de 15 anos foi identificado pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 4 de janeiro, pelas 17h50, na freguesia do Parque das Nações, tendo-lhe sido apreendida cautelarmente uma arma proibida.
A situação teve início quando os polícias avistaram o jovem "a forçar os canais de acesso" da Estação do Metropolitano de Lisboa do Oriente, "motivo esse que levou à sua abordagem preventiva". Neste momento, este "informou que não tinha título de transporte".
Em comunicado da PSP a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a força de segurança explica ainda que solicitou o Cartão de Cidadão ao jovem - "momento em que se confirmou a sua menoridade" -, sendo que este se apresentava "impaciente e nervoso".
"Questionado se teria algo ilícito em sua posse, este retirou voluntariamente do bolso da sua camisola, uma réplica de arma de fogo, tipo 'airsoft', afirmando que seria para sua defesa pessoal, um telemóvel que furtou ao seu pai e a quantia de 75 euros, proferindo que seria o dinheiro que tinha sobrado do levantamento efetuado de 250 euros da conta do seu progenitor", acrescenta-se na mesma nota.
Por se tratar de um menor, foi transportado para o departamento policial, "onde se verificou a existência de uma comunicação de desaparecimento efetuada na cidade de Santarém, pela sua progenitora". A mãe foi então "contactada para a entrega do menor" e "informada da elaboração da ficha de comunicação e sinalização de Crianças e Jovens em risco, para a CPCJ da área da sua residência".
Quanto à arma, esta "foi apreendida cautelarmente, ficando à guarda da Polícia". O telemóvel e a quantia monetária foi entregue ao progenitor.
Réplica de arma de fogo apreendida ao menor© Reprodução / Polícia de Segurança Pública
A situação e o expediente serão tramitados junto do Tribunal de Família e Menores de Santarém.
Leia Também: PSP detém homem por conduzir com 1,99 g/l de álcool no sangue na Covilhã