Uma professora do 1.º ano da Escola Básica Cidade de Castelo Branco foi gravada, alegadamente por um aluno, a gritar, insultar e até a ameaçar as crianças a quem dá aulas e que têm entre 6 e 7 anos.
A gravação áudio foi divulgada pela TVI e tornou-se, entretanto, viral.
Nela ouve-se a docente a gritar com os alunos e a incentivar à violência.
"Se fosses minha filha levavas dois bufetes nessa cara bem dados e tu juravas que nunca mais. Era o que a tua mãe devia ter dado, era duas bofetadas nessa cara", diz a professora, visivelmente exaltada.
Mais à frente, continua com mais ameaças. "Daqui não sai, nem que eu tenha de agarrar aquela vassoura e te dar com aquela vassoura. Andas a brincar comigo? Tu vens para aqui só para ser uma mentirosa. Uma calona que não trabalha. Mentirosa e calona", atira, chamando ainda a criança de "preguiçosa".
No mesmo áudio, a docente terá incentivado uma criança a dar "uma chapada" noutra, depois de ambas terem tido um desentendimento no recreio.
À TVI, uma mãe disse que confrontou a professora com os áudios e essa admitiu que "tinha tido um dia mau e estava bastante nervosa", tendo colocado baixa médica a seguir.
Escola tomou medidas "legalmente previstas"
Ao Notícias ao Minuto o diretor do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, António Joaquim Duarte de Carvalho, revelou que "foram tomadas todas as medidas legalmente previstas, pelo que o processo decorre os seus respetivos trâmites, tendo natureza secreta até à sua conclusão".
De acordo com o responsável, "os pais/encarregados de educação têm sido informados de todas as medidas tomadas no sentido de garantir a segurança e bem-estar dos alunos, assim como o desenvolvimento das atividades letivas e não letivas já programadas".
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Idoso detido por violência doméstica. Tinha chicote e espada em casa