A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul, levou a cabo uma operação de fiscalização direcionada para a verificação do cumprimento das regras de exercício no setor da restauração e bebidas, nos concelhos de Lisboa, Loulé e Quarteira, que culminou na suspensão de sete estabelecimentos e na instauração de 14 processos.
Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, este sábado, a ASAE explicou que a operação decorreu no âmbito da Segurança Alimentar, com especial destaque para as condições técnico-funcionais e de higiene, e foram fiscalizados 21 operadores económicos.
Foi instaurado um processo-crime por géneros alimentícios avariados e 13 processos de contraordenação, "destacando-se, como principais infrações, a violação dos deveres gerais da entidade exploradora, incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, inobservância dos requisitos das copas e cozinhas, deficiente implementação do HACCP, entre outras".
"Como resultado da verificação de falta de condições de higiene e condições estruturais detetadas foi ainda determinada a suspensão de atividade de 6 estabelecimentos de restauração e bebidas e um estabelecimento de comércio de pão", acrescenta a ASAE.
Da operação resultou ainda na "apreensão de 13,5kg de produtos de pesca congelados, e 225,25kg de produtos cárneos, no valor de aproximadamente 3.000,00€".
As ações contaram com a colaboração da GNR, PSP, ACT e AT.
Leia Também: Levantados 60 autos de contraordenação a estabelecimentos em Lisboa