A cerimónia está marcada para as 10h00 de Lisboa (menos uma do que em Espanha), na sede do PSC, em Barcelona, contando com intervenções de António Costa, do primeiro secretário do PSC, Salvador Illa, do eurodeputado socialista Javier Lopez e de Laura Ballarín, que é secretária de política europeia e internacional do PSC.
Em 25 de setembro passado, o primeiro-ministro foi distinguido com o prémio para os valores europeus do PSC, força política que o considera "uma referência da esquerda europeia e do europeísmo".
A atribuição do prémio a António Costa foi decidida pela direção do PSC (estrutura regional do Partido Socialista Operário Espanhol), que destacou o primeiro-ministro por ter "conseguido fazer uma mudança de 180 graus na política económica" de Portugal.
Segundo Laura Ballarin, Portugal foi um país "que sofreu as consequências mais duras dos anos de austeridade impulsionados pela União Europeia".
À frente do Governo português desde 2015, António Costa "deu a volta à situação e acelerou a recuperação económica, demonstrando que outra Europa é possível", acrescentou a dirigente socialista catalã.
Laura Ballarín realçou também o papel de António Costa, "de mão dada com o Governo de Espanha", também liderado pelos socialistas, no impulso de iniciativas "inovadoras" a nível europeu, como os fundos 'Next Generation EU' (para responder ao impacto da pandemia de covid-19), a mutualização da dívida ou a exceção ibérica para os preços da eletricidade.
Esta é a segunda edição do Prémio para os Valores Europeus do PSC, que foi pela primeira vez atribuído no ano passado ao alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, o catalão e também socialista Josep Borrell.
O prémio procura distinguir, segundo o PSC, personalidades que contribuíram para a construção e integração do projeto europeu e para a promoção do diálogo e da concórdia entre os povos.
Leia Também: "Bons sinais de confiança": A reação de Costa às previsões de Bruxelas