ASAE apreende mais de três mil embalagens de suplementos alimentares

Foram fiscalizadas ervanárias, lojas de produtos naturais, supermercados e 'sites' dedicados à venda online de suplementos alimentares. 

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
07/03/2024 16:09 ‧ 07/03/2024 por Notícias ao Minuto

País

ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta quinta-feira, que apreendeu mais de três mil embalagens de suplementos alimentares, num valor superior a 50 mil euros.

Num comunicado, publicado nas redes sociais, a ASAE revelou que realizou uma "operação de fiscalização" em todo o país, "direcionada aos operadores económicos especializados na venda de suplementos alimentares", incluindo ervanárias, lojas de produtos naturais, supermercados e 'sites' dedicados à venda online de suplementos alimentares. 

A operação, que teve como objetivo "verificar as normas aplicáveis e identificar eventuais práticas fraudulentas no setor", levou à fiscalização de 115 operadores económicos, que culminou na instauração de 11 processos-crime por falsificação de géneros alimentícios e tráfico de estupefacientes. 

Foram ainda instaurados 12 processos de contraordenação, sobretudo relacionados com o incumprimento das regras relativas à apresentação das menções obrigatórias em suplementos alimentares e com o desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços.

No total, foram apreendidas 3.457 embalagens de suplementos alimentares por indícios da infração de géneros alimentícios falsificados, num valor estimado em mais de 50 mil euros.

Na nota, a ASAE garantiu que "continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores".

Leia Também: ASAE apreende quase 113 mil ovos em ação em Leiria e Ansião

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas