O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, deu as boas-vindas à Suécia, que se tornou esta quinta-feira o 32.º membro da aliança transatlântica NATO, afirmando que se trata de "uma nova era de colaboração e segurança para a Suécia e para os seus aliados".
"Bem-vinda, Suécia, o 32.º membro da NATO. Inicia-se agora uma nova era de colaboração e segurança para a Suécia e para os seus aliados", escreveu na rede social X, numa mensagem em português, sueco e inglês.
Sublinhe-se que a adesão da Suécia na NATO foi oficializada esta quinta-feira após a Hungria ter depositado formalmente o protocolo de adesão em Washington, nos Estados Unidos.
Välkommen Sverige🇸🇪!
— João Cravinho (@JoaoCravinho) March 7, 2024
Bem-vinda 🇸🇪, o 32º membro da NATO.
Welcome 🇸🇪, the 32nd member of NATO.
Inicia-se agora uma nova de colaboração e segurança para a 🇸🇪 e para os seus Aliados. This is the start of a new era of collaboration and security for 🇸🇪 & its Allies. @TobiasBillstrom
A decisão do país em aderir à aliança transatlântica foi desencadeada pela invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e demorou 22 meses até ser conseguida devido a vários entraves da Hungria.
A ratificação pelo parlamento húngaro, onde o Fidesz do primeiro-ministro, Viktor Orbán, tem uma maioria de dois terços, foi adiada várias vezes, tendo os deputados deste partido justificado o atraso, por exemplo, com as críticas "injustas" da Suécia sobre a política e a deriva democrática na Hungria, também denunciada pela União Europeia.
Leia Também: NATO. Primeiro-ministro sueco diz que adesão é "vitória da liberdade"