O primeiro-ministro cessante, António Costa, convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para presidir à última reunião do Conselho de Ministros do XXIII Governo Constitucional.
A informação foi avançada pelo gabinete do primeiro-ministro, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, onde é dado conta que a reunião "ocorrerá, extraordinariamente, no próximo dia 25 de março".
"Será a primeira a realizar-se no novo Edifício do Governo, nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos", refere a nota.
Em 2016, António Costa fez um convite semelhante a Aníbal Cavaco Silva, no final do seu mandato presidencial, sendo nessa altura um Conselho de Ministros exclusivamente dedicado aos assuntos do mar, que decorreu no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, no distrito de Lisboa.
Esse foi um dos últimos atos públicos de Cavaco Silva, sete dias antes do fim do seu mandato de Presidente da República, antes da posse de Marcelo Rebelo de Sousa.
De acordo com o artigo 133 da Constituição, faz parte das competências do Presidente da República "presidir ao Conselho de Ministros, quando o primeiro-ministro lho solicitar".
Recorde-se que a António Costa está, em Bruxelas, na Bélgica, naquela que será a última vez que o socialista marca presença na comissão enquanto primeiro-ministro do país.
Nesta que poderá ser a sua última presença na Comissão Europeia, pelo menos enquanto primeiro-ministro de Portugal, António Costa deu garantias a Bruxelas de que o país vai continuar alinhado com o projeto da União Europeia (UE), apesar da transição governativa e do crescimento da extrema-direita.
[Notícia atualizada às 12h05]
Leia Também: Costa felicita Montenegro e garante "melhor colaboração" na transição