Amanhã, sábado, dia 23 de março, é dia de apagar as luzes durante uma hora em todo o mundo. Em causa? A Hora do Planeta - uma campanha ambiental que consiste em desligar as luzes durante 60 minutos, visando um planeta mais sustentável.
A campanha é promovida pela organização internacional WWF - World Wide Fund for Nature (Fundo Mundial para a Natureza) e a hora está marcada para entre as 20h30 e as 21h30 locais.
A iniciativa acontece há já vários anos e tem levado cidadãos, empresas, municípios e organizações de todo o mundo a desligar luzes e aparelhos eletrónicos não-essenciais. A ideia nasceu 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora, como um momento simbólico de reflexão e sensibilização para a necessidade da proteção do planeta e de reduzir o impacto da sua atividade no ambiente.
Este ano, em Portugal, o evento é antecedido por um arraial. "É já amanhã o Arraial do Planeta! Entre as 16h e as 21h, no Mercado de Alvalade iremos ter oficinas sustentáveis, pintura coletiva de um mural com Edis One e Paris One, um concerto semi-acústico de Selma Uamusse… não vais querer perder! Porque pequenas ações têm grande impacto, junta-te a nós e dedica uma hora ao Planeta!", escreve a WWF Portugal na sua página da Internet.
Ver esta publicação no Instagram
Algumas autarquias também costumam participar com o tradicional desligar de luzes de ruas, monumentos e edifícios públicos, ou organizando atividades ambientais, como workshops ecofriendly, jantares comunitários sustentáveis ou passeios de bicicleta.
Além dos municípios e de pessoas a título particular, também empresas e organizações contribuem de diferentes formas para a Hora do Planeta.
Leia Também: 'Hora do Planeta'. El Corte Inglés vai apagar luzes de todas as fachadas