Técnica de reinserção agredida com murros por jovem em centro educativo

Uma técnica de reinserção social foi hoje "violentamente agredida" por um jovem internado no Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra, denunciou o sindicato, que adiantou à Lusa que a vítima vai participar criminalmente ao Ministério Público (MP).

Notícia

© iStock

Lusa
25/03/2024 18:03 ‧ 25/03/2024 por Lusa

País

Centro educativo

A técnica profissional de reinserção social (TPRS) hoje agredida encontra-se ainda numa unidade hospitalar a aguardar exames, depois de ter sido atirada ao chão e agredida com murros na cara, disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (SinDGRSP), Miguel Gonçalves.

Segundo o dirigente sindical, a técnica irá fazer queixa ao MP do jovem que a agrediu, que por já ter 16 anos responderá criminalmente como adulto pelo sucedido.

Miguel Gonçalves sublinhou que a técnica de reinserção se encontrava sozinha a trabalhar e que a falta de profissionais devido à falta de atratividade da carreira é uma das razões que explica um "efetivar de insegurança" nos seis centros educativos do país.

"É com um sentimento de revolta e de tristeza que o SinDGRSP tem, mais uma vez, conhecimento desta falta de autoridade do Estado, consubstanciada em mais uma agressão física a uma colega, quando nem sequer deveria exercer funções apenas uma TPRS, numa unidade de internamento", defende o sindicato em comunicado divulgado a propósito da agressão de hoje.

A estrutura sindical "relembra à classe política e, em especial, ao novo Governo que a reinserção social não pode continuar a ser um mero chavão que utilizam para ludibriar o povo, quando não se preocupam com os profissionais que exercem estas nobres funções em nome do Estado português".

Leia Também: Câmara de Góis prevê abrir centro de ciclismo de natureza em junho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas