A polémica em torno da mudança do logótipo da República Portuguesa, a primeira medida visível do novo Governo, liderado por Luís Montenegro, continua - e desta vez na internet. Os internautas não perdoaram e já começaram a brincar com o tema.
Esta "prioridade" do novo Governo foi alvo de contestação, com a deputada do Partido Socialista, Isabel Moreira, a assumir que não se "surpreende" com Luís Montenegro ter dado "uma colher de alegria ao Chega".
Como já era de se esperar, os internautas não contiveram o sentido de humor e já há várias manifestações engraçadas sobre esta (rápida) medida governativa.
Fique com alguns dos 'memes' que estão a fazer sucesso nas redes:
Pedro Nuno Santos exige ao Governo que adote novo logotipo criado pelo seu avô sapateiro. pic.twitter.com/Lxgfm0rajh
— FranX 🫷 (@franXtav) April 3, 2024
O mundo evolui, Portugal não pic.twitter.com/ACHXFcinuQ
— alex 🟩🟡🟥 (@galisep) April 2, 2024
Evolução do Logótipo do Governo pic.twitter.com/rUDMp0niXR
— sport carapau (@carapau_sport) April 4, 2024
Vocês nem vão acreditar no plano secreto para um novo logotipo do Governo.#polemica pic.twitter.com/ye4oL7zHPR
— Bosch é bom (@BoschBom) April 3, 2024
O @Leitao_Amaro acaba de referir que a primeira medida deste governo foi a mudança do logótipo. Este País é um meme. pic.twitter.com/rSgQL4s19D
— O Cão Danado (@OCaoDanado) April 3, 2024
Mas deviam ter-se ficado pelo logotipo do Governo. O Montenegro pôr-se a mudar o logo do WhatsApp, deu no que deu. pic.twitter.com/pAkVpte9Sa
— Vi©tor 🇧🇹 GNH 🇵🇹 (@flanconapucara) April 3, 2024
Recorde-se que a nova imagem fez regressar "a esfera armilar, com o escudo, quinas e castelos em que o povo português se revê", e passou a ser visível na terça-feira, logo após a tomada de posse do novo executivo, quer na página da Internet do Governo, quer nos e-mails enviados pela Presidência do Conselho de Ministros - conforme pode ver aqui.
A 2 de dezembro do ano passado, Luís Montenegro tinha-se comprometido a, se fosse primeiro-ministro, deixar de utilizar o novo símbolo institucional do Governo de Costa - que gerou polémica por ter simplificado a imagem, retirando a esfera armilar, as quinas e os castelos.
"É que faz toda a diferença, nós no nosso projeto não fazemos sucumbir as nossas referências históricas e identitárias a uma ideia de ser mais sofisticados, connosco não há disso. Já chega de política de plástico", afirmou então Montenegro, numa iniciativa do Conselho Estratégico Nacional.
Leia Também: Primeira decisão do Conselho de Ministros foi alterar logótipo oficial