Naufrágio em Tróia. "Após 36 horas, começa a deixar-nos alguma incerteza"

Em causa está o naufrágio de uma embarcação em Tróia, no domingo.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
08/04/2024 19:42 ‧ 08/04/2024 por Notícias ao Minuto

País

Tróia

O Capitão do Porto de Setúbal, Serrano Augusto, afirmou, esta segunda-feira, a propósito do naufrágio de uma embarcação em Tróia, que há dois inquéritos a decorrer, um junto do próprio porto e outro sob a alçada do Ministério Público.

Segundo Serrano Augusto, há um inquérito de sinistro marítimo para apurar causas do acidente e para perceber se é imputável ao proprietário algum tipo de responsabilidade e um processo-crime, junto do Ministério Público, pela morte das duas pessoas e, para já, pelos dois desaparecidos.

"No âmbito do acidente, há um inquérito de acidente marítimo, que corre nas competências do Capitão do Porto, para avaliar as circunstâncias em que o acidente ocorreu. Agora é necessário fazer as perícias à embarcação", afirmou, em declarações aos jornalistas, citado pela RTP 3.

De acordo com Serrano Augusto, “no âmbito das competências da Polícia Marítima, houve a lamentar duas mortes”, pelo que vai ser aberto um inquérito pelas duas mortes e os outros dois desaparecidos.

O Capitão do Porto de Setúbal afirmou “já está oficialmente confirmado” a idade do menor que morreu na sequência do naufrágio, “que era 11 anos”. “Só faria 12 anos no próximo verão”, acrescentou.

Serrano Augusto deu conta que as buscas vão ser alargadas na terça-feira, "para as oito milhas náuticas, ou seja, cerca de 15 quilómetros, tanto para norte, como para oeste da posição" em que está sinalizado o naufrágio da embarcação.

“Após 36 horas, começa a deixar-nos alguma incerteza de ter sucesso, mas não baixamos os braços” , afirmou, acrescentando que durante o dia de hoje "não houve relatos nenhuns de avistamentos, nem pelo pessoal envolvido nas buscas, nem por outras embarcações que navegam na zona".

Assim, na terça-feira, "aos primeiros alvores do dia, às 07h30", a operação vai ser reiniciada e deverá abranger uma zona "até ao sul da Praia da Comporta".

Recorde-se que duas pessoas continuam desaparecidas, enquanto os corpos das duas vítimas já foram recuperados. O dono do barco, de 62 anos, foi resgatado com vida, ainda durante a tarde de domingo, “por uma embarcação que se localizou nas proximidades”, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Os cadáveres de um menino de 13 anos e de um jovem, de 23, foram recuperados e já identificados, esta segunda-feira, por familiares, revelou o Capitão do Porto de Setúbal, Serrano Augusto. Ainda desaparecidos continuam o pai do menor, de 45 anos, e o irmão da outra vítima mortal, de 21.

O naufrágio ocorreu na manhã de domingo e desde então vários meios têm estados empenhados nas buscas.

Leia Também: Mais meios em Tróia. As buscas podem ser alargadas até à Comporta

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas