As ministras da Administração Interna, da Saúde e da Justiça têm planeado, para esta segunda-feira, reunirem-se com estruturas sindicais, Ordens e partidos, de acordo com as questões prementes correspondentes a cada uma das suas pastas.
Saúde
Após semanas de espera, depois da tomada de posse do novo Governo, a equipa do ministério da Saúde inicia hoje um conjunto de reuniões com as ordens profissionais do setor, numa semana marcada também pelo arranque das negociações com os sindicatos.
O Bastonário dos Médicos será o primeiro a ser recebido hoje pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, a quem deverá apresentar o que entende serem as medidas prioritárias para o setor.
Depois da Ordem dos Médicos, a tutela irá receber as restantes ordens, como será o caso dos enfermeiros ou dos psicólogos.
Polícias
Também esta segunda-feira começam as negociações entre a ministra da Administração Interna e as estruturas da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), tendo como objetivo a "dignificação e valorização das forças de segurança", mas sem especificar se o Governo vai atribuir um suplemento de missão às polícias.
As quatro associações socioprofissionais da GNR e os seis sindicatos da PSP que vão reunir-se com Margarida Blasco exigem a atribuição de um suplemento de missão idêntico ao da Polícia Judiciária, mas numa nota divulgada esta semana o Ministério da Administração Interna (MAI) apenas refere que "estas reuniões serão o início da construção da base de entendimento e conciliação entre as entidades envolvidas".
Na mesma nota, o MAI indica também que a reunião tem como objetivo "definir e estabelecer a metodologia e protocolo de audição e negocial" e apresentar "os pressupostos do âmbito e objeto para discussão e negociação entre as partes".
A primeira reunião de hoje acontece às 16h30 com a Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), Associação Nacional de Sargentos da Guarda (ANSG), Associação Sócio Profissional Independente da Guarda (ASPIG), Associação Nacional Autónoma da Guarda (ANAG) e Associação Nacional de Oficiais da Guarda (ANOG).
Para as 18h00 está agendada reunião com a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Sindicato Independente dos Agentes de Polícia, Sindicato dos Profissionais de Polícia, Sindicato Nacional da Carreira de Chefes, Sindicato Nacional de Oficiais de Polícia e Sindicato Nacional da Polícia.
Por fim, a ministra da Justiça, Rita Júdice, termina as reuniões com os partidos com assento parlamentar sobre o combate à corrupção, recebendo IL, BE, PCP, Livre e CDS-PP, no Parlamento.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, propõe-se a ter, no prazo de dois meses, "uma agenda ambiciosa, eficaz e consensual" em matéria de combate à corrupção, área que identifica como uma prioridade.
Recorde abaixo as principais propostas do programa do Governo PSD/CDS-PP e as que os partidos parlamentares apresentaram nos respetivos programas eleitorais, que têm em comum a defesa do reforço dos meios humanos e materiais nesta área.
Leia Também: Saúde? Mais de 90% da população tratada a mais de uma hora de casa