Fundador de site de criptomoedas detido em Lisboa por branquear fortunas

Suspeito é norte-americano e fundador do Samourai Wallet.

Notícia

© iStock

Natacha Nunes Costa
26/04/2024 08:32 ‧ 26/04/2024 por Natacha Nunes Costa

País

Criptomoedas

O fundador do Samourai Wallet, site usado para branquear fortunas de origem criminosa, foi detido na Grande Lisboa, revelou a Polícia Judiciária (PJ) num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta sexta-feira.

De acordo com os inspetores, a operação Samourai foi coordenada pelas autoridades norte-americanas e contou com a participação da PJ.

O detido, um cidadão norte-americano com pedido de extradição, administrador de uma carteira de criptoativos, é o principal suspeito de uma rede usada em larga escala para branqueamento de capitais, que prestava vários serviços aos seus clientes com o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas.

Desde o início da investigação, foram recolhidos e partilhados elementos que relacionam os administradores da carteira de criptoativos 'Samourai' com atividades de branqueamento de capitais.

Desses serviços, segundo a PJ, destaca-se o 'Whirlpool', um serviço de mistura de criptomoedas que envolve fundos potencialmente identificáveis ​​ou "contaminados" com outros, de modo a apagar o rasto e impossibilitar a identificação originária, bem como o seu congelamento pelas autoridades.

Ainda segundo as autoridades, terão sido movimentados mais de mil milhões de dólares em bitcoins e mais de 680 milhões de dólares em BTC, usados em transações 'Ricochet', uma plataforma de troca de criptoativos, que se dedica ao desenvolvimento de soluções exclusivas que permitem aos usuários investir os seus ativos criptográficos em tempo real.

Parte da operação, tal como já tinha avançado o Jornal de Notícias (JN), foi desenvolvida em território nacional,  pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ e contou com a colaboração Divisão de Investigação Criminal da Receita Federal (IRS-CI) dos EUA.

As autoridades realizaram assim várias buscas domiciliárias que conduziram à apreensão de bens materiais de elevado valor monetário e de um acervo de bases de dados que permitirão determinar a total abrangência dos factos e a cabal incriminação dos autores.

Ao ser presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório, o detido ficou em prisão preventiva enquanto aguarda o processo de extradição.

Leia Também: Hoje é notícia: Barão das criptomoedas capturado cá; Os mais bem pagos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas