Um grupo de quatro motociclistas iniciou, na segunda-feira passada, uma viagem às cidades visitadas pelo navegador português Vasco da Gama, num projeto intitulado 'Rota de Gama'.
O grupo é composto por Luís Toscano, Hélio Santos, Pedro Costa e Miguel Rodrigues, que viajarão pelas cidades da Índia ligadas a Vasco da Gama em quatro motas "rebatizadas" com o nome das naus primitivas da aventura: S. Gabriel, S. Rafael, Berrio e S. Miguel.
A viagem "pretende marcar os 500 anos da morte de Vasco da Gama, que se assinalam em 2024", revelou o município de Sines, em comunicado no site, que é um dos parceiros institucionais do projeto.
Antes da partida, Miguel Rodrigues revelou, em declarações ao município, "que a viagem vem no seguimento de outras viagens de aventura sobre rodas inspiradas pelos navegadores portugueses".
No entanto, os planos iniciais de seguir pela Europa, Médio Oriente e sul da Ásia foram alterados devido à situação em Gaza e ao reativar do conflito entre o Irão e o Paquistão.
"Estas situações obrigaram-nos a repensar o trajeto. Assim, vamos voar para Deli, onde temos à espera quatro Royal Enfield modelo Himalayan. Pegamos nas motos e vamos visitar as cinco cidades de Gama na Índia, descendo por Diu, Damão, Goa, Calecute, Cochim, terminando a viagem na fábrica da Royal Enfield em Chennai", explicou.
O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, classificou esta viagem como "um momento marcante no ano" em que se assinala os 500 anos da morte de Vasco da Gama".
O grupo criou ainda uma página no Instagram e Facebook com o nome do projeto, para dar o público a oportunidade de acompanhar as aventuras e peripécias dos quatro amigos.
Leia Também: Prisão efetiva para condutor que matou dois motociclistas em Paredes