Duas pessoas foram, esta segunda-feira, resgatadas em diferentes e "complexas" operações pela Força Aérea Portuguesa (FAP), nos Açores.
O primeiro resgate ocorreu pelas 04h00 da madrugada, quando o helicóptero EH-101 Merlin se deslocou para efetuar o transporte de um doente que estava a bordo do navio cruzeiro 'Scarlet Lady'. A embarcação estava a 272 quilómetros das Lajes, na ilha Terceira.
Após o resgate o homem foi levado para o Aeroporto de Ponta Delgada, onde já uma ambulância o aguardava para o transportar para um hospital.
"Sem perder tempo, a mesma tripulação descolou rumo ao segundo resgate, que ocorreu a 340 quilómetros de Ponta Delgada", referiu a FAP em comunicado enviado às redações. O segundo doente estava a bordo do veleiro 'Grain de Sail il II' e foi transportado para a ilha de São Miguel.
"Concluídos os salvamentos, a tripulação regressou à Base Aérea N.º 4 pelas 12h40, após quase nove horas desde o início da primeira missão", pode ler-se.
A FAP referiu ainda que "ambos os resgates foram complexos, obrigando a um esforço duplo da tripulação", já que, na primeira ocorrência, "a gravidade clínica do paciente obrigou à execução de quatro operações de içagem por guincho". Um enfermeiro militar teve ainda de descer até à embarcação.
No segundo caso, "atendendo à condição física frágil da vítima, o doente foi recolhido à vertical da embarcação, manobra que, por se tratar de um veleiro, se revestiu de um elevado grau de dificuldade e perigosidade, exigindo uma extrema perícia, coordenação e confiança entre todos os tripulantes envolvidos", salientou a FAP.
Leia Também: Dois cidadãos estrangeiros resgatados pela Marinha Portuguesa nos Açores