Numa nota enviada à agência Lusa, a CVRBI refere que no certame a região alcançou cinco grandes ouros, 77 ouros e 13 pratas, no universo dos 175 vinhos da Beira Interior submetidos a concurso.
As cinco medalhas grandes ouros foram atribuídas aos vinhos Adega 23, Aromas do Mondego, Casa Agrícola Metello de Nápoles, Beira Serra Vinhos e Quinta dos Currais.
A edição de 2024 do Portugal Wine Trophy foi organizada pela DWM Deutsche Wein Marketing, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e da CVRBI.
De acordo com a CVRBI, o concurso contou com a participação de mais de 1.300 vinhos de 40 países diferentes, que foram avaliados por um painel com mais de 50 jurados composto por profissionais do setor de 15 nacionalidades.
Para o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, é "um grande orgulho" ver o trabalho de uma região reconhecido e traduzido em 95 medalhas.
"É com enorme satisfação que vemos cinco vinhos da Beira Interior alcançar a distinção máxima de Grande Ouro, 77 medalhados com Ouro e 13 Pratas", salientou o dirigente.
Rodolfo Queirós considerou que é "um grande resultado e uma prova inequívoca da qualidade dos vinhos aqui produzidos, mas também do esforço que todos os produtores têm realizado para promover a qualidade na região".
Na sua opinião, "esta é mais uma excelente oportunidade para incrementar a notoriedade e promover a qualidade dos vinhos da região dentro e fora de portas".
O Portugal Wine Trophy contou com o alto patrocínio da Organização Internacional do Vinho (OIV).
Leia Também: Produtores de vinho portugueses reforçam presença nos EUA