Portugal. Comissão Europeia visa falhas na lei sobre governação de dados

A Comissão Europeia decidiu hoje abrir processos de infração a Portugal e outros 17 Estados-membros por incumprimento na designação das autoridades responsáveis pela aplicação da lei sobre a governação dos dados, no âmbito da economia digital.

Notícia

© Lusa

Lusa
23/05/2024 14:06 ‧ 23/05/2024 por Lusa

País

Dados

Em causa está, segundo um comunicado, a ausência de designação das autoridades responsáveis pela aplicação da lei sobre a governação dos dados ou a falta de demonstração da respetiva habilitação para o desempenho das tarefas exigidas pela lei da União Europeia sobre a governação de dados.

A lei sobre a governação dos dados, que entrou em vigor em 24 de setembro de 2023, facilita a partilha de dados entre setores e países da UE, em benefício dos cidadãos e das empresas.

As autoridades competentes são responsáveis pelo registo das organizações de altruísmo de dados e pelo controlo da conformidade dos prestadores de serviços de intermediação de dados.

A Comissão está a enviar uma carta de notificação para cumprir aos 18 Estados-membros em causa, que dispõem agora de dois meses para responder e resolver as lacunas identificadas.

Na ausência de uma resposta satisfatória, o executivo comunitário pode decidir emitir um parecer fundamentado, a segunda etapa do processo de infração.

Leia Também: Gigantes tecnológicas subsidiam-se com recolha de dados a baixo custo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas