Os eleitores de 20 países da União Europeia, incluindo Portugal, votam hoje, mas as eleições arrancaram na quinta-feira nos Países Baixos e, desde então, Irlanda, Letónia, Malta, Eslováquia e República Checa também já votaram. Os italianos vão às urnas em dois dias, sábado e hoje.
Em Portugal, a afluência às urnas nas eleições de hoje para o Parlamento Europeu foi de 14,48% até às 12h00, mais elevada do que a registada em 2019, indicam os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Na galeria, fique com as imagens das mesas de voto, em Portugal e lá fora.
Nas eleições europeias de 26 de maio de 2019, quatro horas depois da abertura das mesas de voto, a afluência dos eleitores era de 11,56%.
Os dados disponibilizados `online´ pela entidade responsável pela divulgação dos resultados oficiais indicam ainda que, em relação aos eleitores comunitários não nacionais, a afluência está a ser mais reduzida, com 7,97% até às 12h00, quando foi de 8,9% em 2019.
Pela primeira vez é possível votar em mobilidade, ou seja, sem ser na mesa de voto habitual, bastando apresentar um documento de identificação oficial com fotografia atualizada junto de qualquer assembleia de voto.
Leia Também: Marcelo considera "bom sinal" afluência às urnas de 14,48% até às 12h00