Vem aí o São João e, por isso, esperam-se condicionamentos na cidade do Porto e de Gaia, que vão festejar aquela que é conhecida como a noite mais longa do ano.
A Câmara Municipal de Gaia lembra que uma das grandes tradições desta data é caminhar pelas ruas e começa por lembrar que "deixar o carro em casa ou nas proximidades da rede de transportes públicos é a melhor opção, para que a festa se faça em total segurança".
A autarquia sublinha que as limitações começam logo na noite de 22 de junho, para a montagem do fogo de artifício na Ponte Luís I, e a partir do dia 23 haverá condicionamentos e cortes à circulação em diversos pontos das cidades.
Assim, no que respeita à Ponte Luís I, estão previstos os seguintes condicionamentos à circulação de pessoas e veículos:
- A partir das 22h00 do dia 22 de junho, sábado, haverá condicionamento do passeio poente do tabuleiro inferior, pelo que a circulação pedonal apenas se fará no passeio nascente;
- Ainda no tabuleiro inferior, será cortado o trânsito automóvel a partir das 19h00do dia 23 de junho, domingo, até à madrugada do dia 24 (quando verificadas as condições de segurança e concluídas as operações de limpeza);
- Já o corte total à circulação pedonal no tabuleiro inferior será feito entre as 22h30 do dia 23 de junho e a 01h00 do dia 24 de junho (caso as condições de segurança estejam garantidas);
- O tabuleiro superior será cortado a toda a circulação pedonal entre as 14h00 do dia 23 e as 04h00 do dia 24;
- Finalmente, e ainda na Ponte Luís I, será interrompida a circulação do metro das 23h30 do dia 23 à 01h00 do dia 24.
Já a Ponte do Infante estará encerrada ao trânsito automóvel a partir das 19h00 do dia 23 de junho e aos transportes públicos a partir das 22h00 do dia 23, até às 03h00 do dia 24 de junho.
Em Vila Nova de Gaia, o trânsito automóvel estará interrompido a partir das 19h00 do dia 23 até às 08h00 do dia 24 de junho nas seguintes vias: Avenida Diogo Leite, Avenida Ramos Pinto, Largo Luís I, Rua Rocha Leão, Calçada da Serra, Rua Casino da Ponte, Rua da Fervença, Rua General Torres (entre o Largo Luís I, a Via da Misericórdia e a Rua Daniel Serrão), Rua Cândido dos Reis, Rua do Choupelo (depois do Yeatman Hotel), Rua Serpa Pinto, Rua Dr. António Granjo, Largo da Cruz, Rua Rei Ramiro (entre a rotunda da Rua José Falcão/Rua do Agro e o Largo da Cruz), Cais do Cavaco, Cais Capelo e Ivens, Cais da Fontainha, Cais de Gaia (desde a Avenida Mestre José Rodrigues até ao Largo da Cruz) e em todos os arruamentos no interior do perímetro constituído pelas ruas acima mencionadas.
Já a partir das 20h00 e até às 08h00 do dia 24 de junho, o trânsito no centro da cidade do Porto estará interdito à circulação automóvel, conforme sinalização a estabelecer nos locais.
Os condicionamentos de trânsito estendem-se ainda às zonas da Cordoaria e Boavista (eixo Palácio de Cristal - Casa da Música), locais onde vão estar instalados os palcos com concertos programados para a noite de São João. Também a Avenida Paiva Couceiro até à rotunda do Freixo fica interdita ao trânsito automóvel, das 20h00 do dia 23 às 08h00 do dia 24, bem como a marginal até à interseção com a Rua da Restauração (junto ao Cais das Pedras), no mesmo horário.
Todos os condicionamentos serão assegurados pelas autoridades.
Já o trânsito relativo ao acesso a moradores (garagens), circulação de autocarros da STCP, veículos em urgência, prestação de socorro e veículos policiais e realização de cargas e descargas "será garantido de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo".
E os transportes públicos?
Quanto aos transportes públicos, a STCP não circulará entre as 19h00 do dia 23 e as 06h00 do dia 24 de junho na Ponte Luís I, assim como entre as 22h00 do dia 23 e as 03h00 do dia 24 de junho na Ponte do Infante.
No caso do Metro do Porto, a estação Jardim do Morro vai estar encerrada entre as 14h00 do dia 23 de junho e as 04h00 do dia 24 (durante este período, a Metro manterá a circulação de composições até e a partir da estação de S. Bento; e até e a partir da estação de General Torres, em Gaia). Não haverá circulação do metro entre General Torres e São Bento entre as 23h30 do dia 23 e a 01h00 do dia 24 de junho. "De ressalvar que estes horários poderão sofrer alterações de acordo com indicações das forças de segurança", nota a autarquia.
Os municípios "aconselham, uma vez mais, a utilização dos transportes públicos nos acessos à baixa do Porto e às zonas ribeirinhas, nomeadamente através da Metro e da STCP, que terão reforço da operação".
Quanto ao lançamento dos típicos balões de São João, a Autoridade Nacional de Aviação Civil sublinhou "que a largada só é permitida entre as 21h45 do dia 23 de junho até à 01h00 do dia 24 de junho, período no qual o espaço aéreo do Aeroporto Sá Carneiro no Porto se encontra temporariamente encerrado para garantir as condições de segurança".
Leia Também: Metro do Porto vai reforçar circulação na noite de São João