Uma cadela e seis cachorrinhos foram encontrados, na quarta-feira, depois de terem sido "abandonados num terreno sem comida, água ou abrigo", em Seixezelo, no município de Vila Nova de Gaia.
O caso foi denunciado pelo grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA), cujos elementos se deslocaram ao local "para avaliar os riscos para esta família de sete".
"A mãe imediatamente se aproximou dos nossos elementos como que a pedir ajuda", escreveu a entidade, na rede social Facebook.
A cadela foi, assim, recolhida, tendo o IRA procurado resgatar os cachorros "com recurso a armadilhas e circunscrição de perímetro", apesar da "dificuldade do terreno acidentado e da densidade da vegetação".
"Após várias longas horas, foi possível capturar cinco bebés, num estado lastimável e infestado de parasitas", indicou o grupo.
O sexto cachorro escondeu-se, não tendo respondido a estímulos, nem à presença da mãe e dos irmãos.
"Iremos deixar as armadilhas colocadas no local e elementos em vigilância à distância. A vizinhança também foi informada da situação e está cooperante com a ação de resgate", disse o IRA.
Os cachorros resgatados e a cadela terão sido transportados para um centro veterinário, "a fim de serem desparasitados, avaliados e realizados despistes de doenças infecto contagiosas".
Leia Também: Braga. Cão ferido após "agressões" do dono (que foi constituído arguido)