"O protocolo assinado contempla o intercâmbio de estudantes, docentes, investigadores e membros do quadro técnico administrativo, a realização de cursos de mestrado em áreas comuns como as engenharias, informática, gestão, administração e turismo, a que se somam a participação em conferências, formações internacionais e outros eventos académicos ou a promoção de atividades de índole cultural", explicou, em comunicado, o IPCB.
Uma comitiva timorense, que integrou Pedro Ximenes, reitor do IOB, esteve recentemente em Castelo Branco e visitou duas unidades orgânicas do IPCB, a Escola Superior de Tecnologia e a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.
Os vice-presidentes da instituição de ensino superior público portuguesa Nuno Castela e Ana Ferreira apresentaram a oferta formativa destas e das restantes escolas do IPCB, abordando formas adicionais de colaboração, a coordenar através das respetivas unidades de relações internacionais.
Para já, o objetivo é de que no próximo ano letivo duas dezenas de estudantes do IOB ingressem no Politécnico de Castelo Branco.
Segundo o IPCB, a formação pode incluir um ano preparatório com incidência quer na língua e cultura portuguesas, quer em temas essenciais para o prosseguimento de estudos no ensino superior, nomeadamente nos cursos técnicos superiores profissionais e nas licenciaturas ministradas.
Leia Também: Politécnico de Castelo Branco integra Centro de Competências em Cibersegurança