Um cão, que estava desaparecido desde fevereiro de 2023, foi recuperado no passado dia 22 de junho pelo Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Tomar.
"No âmbito de uma denúncia a informar que um canídeo se encontrava a deambular na via pública, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, onde detetaram e recolheram o animal que se encontrava sem ferimentos", adianta a GNR num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
No decorrer da ação, "foram realizadas várias diligências para apurar a identidade do seu proprietário", nomeadamente "a leitura do chip de identificação". Apurou-se "que o animal se encontrava desaparecido desde 19 de fevereiro de 2023, do concelho de Leiria".
Os militares da Guarda procederam à recolha do animal, tendo sido posteriormente entregue ao seu legítimo proprietário.
Encontrado cão que estava desaparecido desde fevereiro de 2023 em Leiria© Reprodução / Guarda Nacional Republicana
Recorde-se que a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de maus-tratos ou abandono".
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
Leia Também: PSP recolhe quatro cães que estavam em casa devoluta em Pombal