Depois dos constrangimentos registados na última semana, o Portal das Matrículas encontra-se, novamente, indisponível esta segunda-feira.
Um aviso colocado no portal refere que este se encontra temporariamente indisponível "devido à necessidade de realizar uma intervenção técnica".
O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Ministério da Educação para obter mais detalhes sobre esta "manutenção", nomeadamente sobre se há um prazo previsto para a regularização da situação, mas ainda não foi possível obter resposta.
Recorde-se que no passado dia 24 de junho, o Portal das Matrículas também registou constrangimentos devido ao "elevado número de acessos" desde 22 de junho, quando abriram as inscrições dos 6.º ao 9.º e 11.º anos.
Face ao sucedido, o Ministério da Educação anunciou um prolongamento do prazo para a renovação de matrículas até 5 de julho.
"Com o elevado número de acessos à plataforma do Portal das Matrículas, que resultou em fortes constrangimentos, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação decidiu prolongar por uma semana, até 5 de julho, o prazo de renovação de matrícula do 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos", anunciou a tutela, liderada por Fernando Alexandre.
O Ministério explicou que, após "os problemas registados durante as matrículas para o ano letivo de 2023/24, o Governo anterior adjudicou, apenas em fevereiro de 2024, à OutSystems e à Babel o desenvolvimento de uma nova plataforma", tendo as empresas "iniciado os trabalhos em março, quando a 1.ª fase das matrículas estava agendada para decorrer entre 15 de abril e 15 de maio de 2024".
Durante aquele período, "decorreu o prazo para as matrículas para o Pré Escolar e para o 1.º ano do Ensino Básico, tendo sido na altura detetados problemas com a plataforma, apesar do registo de mais de 150 mil matrículas".
Já no que diz respeito à renovação de matrículas do 6.º ao 9.º anos e do 11.º ano, a entidade assinalou que a plataforma não tinha "conseguido dar resposta".
Além da extensão do prazo, o Ministério assegurou que os técnicos do Instituto de Gestão Financeira da Educação, que gere o Portal das Matrículas, estavam "a trabalhar com as duas empresas responsáveis pela plataforma para solucionar os problemas e constrangimentos detetados, com a maior brevidade possível".
Leia Também: Após constrangimentos, prazo de renovação de matrículas foi prolongado