O Presidente da República lamentou "profundamente" o naufrágio de uma embarcação na faina da pesca e a morte dos pescadores, ocorrido na manhã desta quarta-feira, ao largo das praias de São Pedro do Moel e de Vieira de Leiria.
Numa nota no site da presidência, Marcelo Rebelo de Sousa "endereça as sinceras condolências às famílias, associando-se à dor e ao luto daqueles que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo, bem deseja rápida recuperação aos feridos desta trágica ocorrência".
O Presidente salientou ainda que a profissão de pescador, "que tanto enriquece a nossa tradição marítima, também recorda os riscos e desafios enfrentados por muitos dos nossos compatriotas, os quais merecem o nosso respeito e admiração".
"A perda das vidas destes valorosos homens é uma tragédia para todos nós", rematou.
Recorde-se que o alerta para o naufrágio foi dado pelas 4h33, mas por volta das 10 horas a operação de resgate continuava, com mais pessoas das que se encontravam desaparecidas a serem encontrados. Na embarcação seguiam 17 pessoas e, de acordo com o último balanço, há três mortos, onze resgatados e três desaparecidos.
Dois dos três cadáveres foram transportados para a Nazaré e o outro para a Figueira da Foz.
O Comando de Operações Marítimas da Marinha Portuguesa mobilizou uma embarcação da Estação Salva-Vidas da Nazaré e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa para as buscas. Está ainda empenhada a equipa de vigilância aérea do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré.
Devido à "profundidade do local do afundamento" foi ainda ativado o grupo de mergulho Forense da Polícia Marítima.
Leia Também: Marcelo lamenta morte de Fátima Grácio. "Indelével exemplo de cidadania"