Meteorologia

  • 08 JULHO 2024
Tempo
24º
MIN 14º MÁX 26º

TdC transfere arquivo histórico de 635 anos para Torre do Tombo

O Tribunal de Contas (TdC) oficializou hoje a transferência do arquivo histórico para a Torre do Tombo, em Lisboa, com o presidente do TdC, José Tavares, a assegurar que o tribunal vai continuar a gerir o acervo.

TdC transfere arquivo histórico de 635 anos para Torre do Tombo
Notícias ao Minuto

14:35 - 05/07/24 por Lusa

País Tribunal de Contas

Numa cerimónia na Torre do Tombo, que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos presidentes do Tribunal Constitucional e Supremo Tribunal de Justiça, José João Abrantes e João Cura Mariano, respetivamente, José Tavares enalteceu a "muito longa" história da instituição, passando em revista os 635 anos de atividade, desde a instalação em 1389 da Casa dos Contos, instituição antecessora do TdC, no reinado de D. João I.

"A celebração deste aniversário na Torre do Tombo tem um duplo significado: por um lado, a primeira sede da instituição foi na Torre do Tombo, no Castelo de São Jorge; por outro lado, celebramos com a Torre do Tombo um protocolo para depósito do rico arquivo histórico do Tribunal de Contas, com cerca de três quilómetros lineares", disse.

Segundo José Tavares, "este momento estão a ser expurgados e transferidos cerca de 1.000 metros" do arquivo do TdC: "Aqui nunca se perderá, continuando, porém, a ser gerido pelo tribunal. É o local certo".

No evento foi ainda apresentado o livro "A História que as Contas nos contam", editado em versão bilingue pelo TdC, cuja apresentação esteve a cargo do antigo presidente do tribunal Guilherme d'Oliveira Martins (2005-2015) e que foi dedicado à memória de António Sousa Franco, que morreu há 20 anos e também presidiu a esta instituição entre 1986 e 1995.

Leia Também: Testamento de rainha regressa a Arouca após 170 anos na Torre do Tombo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório