O Ministério da Saúde alertou esta segunda-feira para uma "mensagem fraudulenta" sobre a Covid-19. Em causa está uma informação falsa "que circula" nas redes sociais sobre a variante XBB.
"A informação em causa não foi emitida pelo Ministério da Saúde, nem por nenhum dos organismos sob a sua tutela", pode ler-se num comunicado do Ministério a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Neste sentido, a tutela explica que "o estudo de monitorização da disseminação do novo coronavírus em Portugal é coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em colaboração com uma vasta rede de hospitais e laboratórios a nível nacional".
Segundo o último relatório do INSA - a 11 de junho -, "a linhagem XBB (e suas descendentes) foi dominante em Portugal desde a semana 10 até à semana 43 de 2023, registando uma tendência decrescente desde então", acrescenta ainda a nota, que dá conta que nestas últimas semanas, esta variante apresentou "apenas níveis residuais de circulação".
Em sentido contrário, atualmente, "a sublinhagem BA.2.86 é dominante em Portugal" com "uma frequência relativa de 98,3%".
Leia Também: Setor social minorou impacto da covid mas com custos para as instituições