Meteorologia

  • 16 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 36º

Torres Vedras. Grávida atendida seis horas (e 370 km) depois de alerta

Caso foi denunciado pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Torres Vedras. Grávida atendida seis horas (e 370 km) depois de alerta
Notícias ao Minuto

12:54 - 17/07/24 por Notícias ao Minuto

País Saúde

Uma equipa de bombeiros dos Voluntários de Torres Vedras só conseguiu dar entrada num hospital a uma grávida que transportavam numa ambulância seis horas após o pedido de socorro e depois de 370 quilómetros percorridos, avança a Liga dos Bombeiros Portugueses na sua página de Facebook.

 

De acordo com a nota publicada esta quarta-feira nas redes sociais, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU/INEM) acionou os Bombeiros de Torres Vedras para um possível trabalho de parto, às 6h23 da manhã, de 13 de julho.

"Chegados junto da grávida os bombeiros passaram dados ao CODU e este informou que o hospital mais próximo seria Abrantes mas, na dúvida sobre a sua disponibilidade mandou avançar para Coimbra – Maternidade Bissaya Barreto", acrescenta a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Ali chegados, os bombeiros foram informados que a doente não seria admitida e, "sempre em contacto com o CODU", adianta ainda o mesmo esclarecimento, "receberam indicação para levar a doente para a Maternidade Daniel Matos", em Coimbra.

Isto "seis horas depois do pedido e depois de 370 quilómetros percorridos". No contacto contínuo com o CODU, não foram sugeridos, por exemplo, os hospitais de Lisboa, Loures, Leiria, Vila Franca de Xira ou Caldas da Rainha, dizem os bombeiros.

"Este é um caso, só por si grave, mas ainda mais grave quando se tem repetido à exaustão, não só com grávidas mas também com outras situações", realça ainda a Liga dos Bombeiros Portugueses.

Leia Também: Mulher que não sabia que estava grávida dá à luz durante voo para Paris

Recomendados para si

;
Campo obrigatório