A Direção-Geral da Saúde (DGS) não deixou o Dia Mundial das Hepatites, que se assinala a 28 de julho, passar em branco e iluminou o seu edifício em Lisboa com a cor amarela.
O objetivo, segundo a DGS, foi reafirmar o seu "compromisso na luta contra as Hepatites Virais e estigma associado, reforçando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, de modo a atingir as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde".
A autoridade de saúde recorda que o Dia Mundial das Hepatites é assinalado todos os anos com o objetivo de consciencializar a comunidade mundial sobre as Hepatites, destacando assim "a necessidade de uma resposta global, que envolva as pessoas e as comunidades, parceiros e entidades públicas internacionais".
De notar ainda que esta iniciativa é assinalada no dia de aniversário do Dr. Baruch Blumberg, vencedor do Prémio Nobel da Medicina pela descoberta do vírus da hepatite B, e posterior desenvolvimento do teste diagnóstico e vacina para o vírus.
Outros municípios também se juntaram à iniciativa, nomeadamente os municípios de Lisboa, Almada, Amadora (Edifício dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), Cascais (Edifício do Paços do Concelho), Odivelas (Monumento Cruzeiro) e Sintra (Castelo dos Mouros).
Leia Também: Relatório das hepatites destaca papel das organizações não-governamentais