O Padrão de São Lázaro, também conhecido como padrão de D. João I ou Padrão de Aljubarrota, em Guimarães, foi alvo de vandalismo e ficou parcialmente destruído.
O caso foi partilhado nas redes sociais por moradores e pela própria Junta de Freguesia local, mostrando a sua indignação e imagens do padrão, que está instalado na freguesia de Creixomil - a pouco mais de um quilómetro do centro histórico da cidade.
O Notícias ao Minuto confirmou a ocorrência junto da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Braga, que recebeu o alerta por volta da 1h00 desta quarta-feira.
Esta autoridade avançou que se encontra a "realizar diligências" para apurar quem foram os autores deste crime. Não revelou, porém, qualquer detalhe sobre os possíveis suspeitos, reiterando que o caso está a ser investigado.
Ao local chegou, inicialmente, a Polícia Municipal, conforme avançou a Junta de Freguesia de Creixomil.
Este padrão - que terá sido erguido como homenagem pela vitória na batalha de Aljubarrota - é considerado monumento nacional desde 1910. Pode ver algumas imagens do rescaldo deste ato de vandalismo na galeria que acompanha esta notícia.
Leia Também: Ativistas contra a guerra em Gaza vandalizam palácio real em Amesterdão