O resgate foi realizado na noite de quinta-feira pelos elementos da Polícia Marítima que se encontram em missão em Itália, no âmbito da Operação 'THEMIS', da Agência Frontex, segundo um comunicado da Autoridade Marítima Nacional (AMN).
Segundo a AMN, os oito migrantes, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, foram resgatados a cerca de 15 milhas náuticas (aproximadamente 28 quilómetros) a sul de Sant´Antíoco, na ilha de Sardenha.
O alerta para a existência de uma embarcação com migrantes a bordo foi dado foi dado pela Guarda Costeira Italiana, tendo os elementos da Polícia Marítima se deslocado de imediato para o local.
À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima intercetaram uma embarcação com oito pessoas a bordo, tendo os resgatado e transportado, por questões de segurança, para o porto de Sant'antioco, onde foram entregues às autoridades competentes, adianta a Autoridade Marítima Nacional.
A Polícia Marítima encontra-se, desde 10 de julho, integrada na Operação Conjunta 'THEMIS' da Agência FRONTEX, naquela que é a sua sétima participação, que tem como missão "controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal".
Desde 2017, ano em que a Polícia Marítima iniciou a participação na então Operação 'Triton', que desde 2018 se designa como Operação 'THEMIS', a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.
Leia Também: GNR resgata sete migrantes ao largo de Cartagena, em Espanha