Uma mulher foi resgatada, no sábado, pelos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez após se magoar num joelho enquanto fazia um trilho no Parque Natural da Peneda Gerês, na freguesia da Gavieira.
O alerta foi dado às 19h10, conforme afirmaram os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez (BV AV) numa publicação na rede social Facebook. Para o local foi mobilizada uma ambulância dos Bombeiros de Ponte da Barca e uma equipa de Salvamento e Resgate dos BV AV, constituída por sete elementos, um dos quais um enfermeiro.
A equipa de resgate conseguiu chegar junto da vítima após quatro horas e meia "a caminhar por trilhos e penedos". A mulher estava acompanhada por um grupo de 10 pessoas, entre as quais três crianças.
Após ser avaliada e estabilizada, a vítima foi transportada numa maca "por locais onde as condições de circular ou de caminhar era praticamente nula". Os bombeiros descrevem que "foram muitos os penedos galgados e os barrancos através de giestas percorridos até encontrarem um rasto de carreiros do gado que os levasse o mais rápido possível até às viaturas".
A caminhada de regresso à ambulância foi feita de noite e "demorou mais de 5 horas". Na publicação, a missão foi descrita pelos bombeiros como "espinhosa".
"Desejamos as rápidas melhoras à vítima desta ocorrência e deixamos um conselho a todos os amantes das caminhadas nos trilhos de alta montanha, antes de fazerem, verifiquem muito bem as condições e o grau de dificuldade do trilho que pretende percorrer; se a sua condição física suporta as condições do mesmo, bem como as condições climatéricas que o dia apresenta", afirmaram os bombeiros.
Leia Também: Passageiro de cruzeiro sofre paragem cardíaca ao largo de Lisboa