Depois de um fim de semana de calor extremo em algumas regiões de Portugal continental, os termómetros vão baixar... mas pouco e durante pouco tempo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para esta segunda-feira, 12 de agosto, o IPMA prevê que os termómetros cheguem aos 35ºC em Castelo Branco, aos 34ºC em Évora, aos 33ºC em Beja e Faro e aos 31ºC em Bragança, Vila Real, Santarém e Setúbal.
Em Lisboa, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 28ºC e no Porto os 25ºC.
Na terça-feira, 13 de agosto, os termómetros descem mais um pouco, não ultrapassando os 31ºC (Castelo Branco, Évora e Faro).
Em Lisboa, o IPMA prevê que as temperaturas máximas não ultrapassem os 26ºC e no Porto os 23ºC. Para Viana do Castelo está até prevista chuva (com 22ºC).
Na quarta, 14 de agosto, começamos a ter uma amostra do que aí vem, com uma ligeira subida das temperaturas, regressando aos 35ºC de máxima em Castelo Branco, aos 34ºC em Évora, aos 33ºC em Beja, Portalegre e Faro e aos 31ºC em Bragança, Vila Real, Santarém e Setúbal.
Já para 15 de agosto, feriado de Nossa Senhora da Assunção, espera-se que os termómetros cheguem aos 37ºC, pelo menos, em Évora, e aos 36ºC em Santarém.
Para Lisboa o IPMA prevê máximas de 31ºC e para o Porto 27ºC , uma tendência que se irá manter até ao fim da semana.
Nos Açores os termómetros vão registar temperaturas mais altas do que é "normal" para a região, tal como já tem acontecido ao longo do verão deste ano, chegando aos 30ºC em todos os grupos, toda a semana.
Já na Madeira, os termómetros vão variar entre os 28ºC e os 29ºC.
Leia Também: Grupos Central e Oriental dos Açores a 'amarelo' devido à chuva forte