O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou as "mais sentidas condolências" à família e amigos de Álvaro Monjardino, que morreu na sexta-feira, informando que pediu ao Representante da República nos Açores que o representasse nas cerimónias fúnebres.
Numa nota publicada no site da Presidência da República este sábado, o chefe de Estado destaca a "personalidade marcante a nível político e cultural" do social-democrata e antigo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. "Álvaro Monjardino foi um dos Fundadores dos Açores Autonómicos", lê-se.
"O Presidente recorda a sentida homenagem a que presidiu, realizada em 2021, no âmbito das comemorações dos 45 anos da Autonomia dos Açores, com a inauguração da Biblioteca Álvaro Monjardino, na Horta, Ilha do Faial", destaca ainda a mesma nota, onde Marcelo manifesta "a gratidão nacional pelo papel histórico que Álvaro Monjardino desempenhou, desde os anos 70 e até ao século XXI, ao serviço do povo açoriano e de Portugal".
O Presidente da República informa, também, que "pediu ao Representante da República que o representasse nas cerimónias fúnebres de hoje e amanhã".
Leia Também: Morreu Álvaro Monjardino, antigo presidente do parlamento dos Açores