Portugal vai doar até 15% do seu stock de vacinas contra Mpox a África

Portugal "já solicitou que seja comunicado" à Autoridade Europeia para a Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias a "intenção e disponibilidade" de ceder "entre 10 a 15%" do seu stock de vacinas.

Notícia

© Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

Notícias ao Minuto
29/08/2024 19:20 ‧ 29/08/2024 por Notícias ao Minuto

País

Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde anunciou, esta quinta-feira, que irá doar vacinas contra o vírus Mpox a países africanos que "têm registado um aumento expressivo de casos". Em comunicado, a tutela de Ana Paula Martins, manifestou-se disposta a "ceder entre 10% a 15%" do seu stock de vacinas.

 

"Portugal junta-se assim a França, Alemanha e Espanha que responderam ao pedido da Comissão Europeia, através da comissária Stella Kyriakides, que solicitou aos Estados-membros da União Europeia para solidariamente cederem vacinas contra o vírus Mpox para os países do continente africano", lê-se na nota enviada às redações. 

Portugal "já solicitou que seja comunicado" à Autoridade Europeia para a Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias a "intenção e disponibilidade" de ceder "entre 10 a 15%" do seu stock de vacinas, sendo que a cedência "ficará naturalmente dependente de uma articulação ao nível da União Europeia".

Esta quinta-feira, o diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) anunciou que são esperadas cerca de um milhão de doses de vacinas contra a Mpox no continente, que é o epicentro de um ressurgimento deste vírus.

África vai receber cerca de um milhão de doses de vacinas contra Mpox

África vai receber cerca de um milhão de doses de vacinas contra Mpox

Cerca de um milhão de doses de vacina contra a mpox são esperadas em África, epicentro de um ressurgimento deste vírus, afirmou hoje o diretor do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África).

Lusa | 15:52 - 28/08/2024

Vários países, incluindo Espanha (500 mil doses), França e Alemanha (100 mil doses cada) já prometeram enviar vacinas para os países africanos, que estão na linha da frente da epidemia.

O ressurgimento do Mpox em África, que afeta a República Democrática do Congo e 12 outros países do continente, incluindo Burundi, Quénia, Ruanda e Uganda, e o aparecimento de uma nova variante levaram a OMS a ativar o seu nível mais elevado de alerta mundial em 14 de agosto.

Anteriormente conhecida como varíola do macaco, o Mpox é uma doença viral que se propaga dos animais para os seres humanos, mas também é transmitida entre seres humanos, causando febre, dores musculares e lesões cutâneas.

Leia Também: Mpox: Moçambique instala posto de controlo sanitário junto ao Malaui

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas