Fogo no Seixal ainda não está dominado e não há "previsão"

O incêndio que teve início ao princípio da tarde numa zona de mato na Amora, no Seixal, continua a progredir com duas frentes em direção à EN377, entre Fernão Ferro (Seixal) e Alfarim (Sesimbra), sem vítimas ou casas atingidas.

Notícia

© Notícias ao Minuto

Lusa
11/09/2024 20:34 ‧ 11/09/2024 por Lusa

País

Incêndios

A informação foi avançada à agência Lusa cerca das 20:00 pelo comandante sub-regional da Península de Setúbal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Sérgio Moura.

 

"Não temos, para já, vítimas a registar, nem habitações danificadas. Temos, sim, cinco veículos civis que arderam", disse Sérgio Moura, lembrando que o vento forte continua a dificultar o trabalho dos bombeiros.

"O vento ainda se mantém intenso, a velocidade de propagação do incêndio ainda é elevada. Temos os meios empenhados em todo o perímetro do incêndio. Tencionamos dominá-lo no mais curto intervalo de tempo, mas ainda não é possível adiantar qualquer previsão", acrescentou.

Questionado pela agência Lusa, Sérgio Moura disse que, como medida de prevenção, foram colocados vários meios para fazer face a qualquer eventualidade junto do paiol da NATO e num posto de abastecimento de combustíveis da Estrada Nacional (EN) 378, entre Seixal e Sesimbra, no distrito de Setúbal.

"Estamos a contar com um aumento ligeiro da humidade relativa com a entrada da noite, mas nada significativo. Mas estamos a trabalhar para concluir isto o mais rápido possível", referiu.

Segundo o comandante, não há neste início de noite habitações em perigo, e "é importante que as pessoas se mantenham nas suas casas e que evitem deslocações desnecessárias para não se colocarem em perigo e para não comprometerem a mobilidade dos meios que estão no terreno".

Sérgio Moura disse ainda que já começa a ser difícil circular nas estradas nacionais 377 e 378, devido ao fumo intenso, deixando em aberto a possibilidade de as mesmas serem encerradas a qualquer momento, se tal for necessário.

Numa nota recebida pela Lusa pelas 20:20, o Comando Sub-regional da Península de Setúbal indica não haver esta noite vias condicionadas. Num comunicado anterior, a Autoestradas do Baixo Tejo indicou que a circulação nas saídas da Autoestrada 33 (A33) para Belverde, interrompida à tarde, foi reaberta.

O alerta para o incêndio -- que deflagrou hoje, segundo o comando sub-regional, na localidade de Verdizela, numa zona de mato na freguesia da Amora - foi dado às 12:52. Segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, as chamas estavam às 20:00 a ser combatidas por 416 operacionais, apoiados por 141 veículos terrestres e, com o cair da noite, já não está a atuar nenhum dos 11 meios aéreos que operaram ao longo da tarde.

A Proteção Civil indicou que a ocorrência teve origem num "fogo numa viatura que circulava na A33", já que as chamas se propagaram para uma zona de mato.

Entretanto, numa nota hoje publicada na rede social Facebook, a Câmara Municipal de Sesimbra indicou que o presidente, Francisco Jesus, está a acompanhar o incêndio e mantém contacto permanente com o comando da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com os Bombeiros Voluntários de Sesimbra e com a equipa municipal de Proteção Civil que está no local.

"A Câmara Municipal apela à calma e serenidade da população e pede que se evitem as estradas nacionais 377 (Marco do Grilo-Lagoa de Albufeira) e 378 (Fernão Ferro -- Sesimbra) devido ao fumo que se faz sentir, e também para que estes corredores se mantenham abertos para forças de segurança e bombeiros", lê-se na nota.

Também o município do Seixal tinha indicado no Facebook estar a acompanhar através da atuação dos bombeiros e da Proteção Civil concelhia, estando os presidentes do executivo e da Junta de Freguesia da Amora presentes no local.

Nas operações de combate ao fogo estão envolvidas diversas forças de socorro e segurança, além da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e do Comando Sub-regional da Península de Setúbal: corpos de bombeiros, GNR, Força Especial de Proteção Civil, PSP, Cruz Vermelha, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Forças Armadas e os municípios do Seixal e Sesimbra.

[Notícia atualizada às 21h35]

Leia Também: Fogo assusta na Amora. Começou em carro, arderam 5 viaturas e ainda lavra

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas