O antigo primeiro-ministro do Partido Social Democrata (PSD) Pedro Passos Coelho recusou, na noite de quinta-feira, comentar os assuntos da política nacional, quando confrontado pela comunicação social.
"Estou fora de toda a intervenção política", disse apenas Passos Coelho, quando questionado sobre uma eventual candidatura às eleições presidenciais de 2026, citado pela CNN Portugal.
O antigo primeiro-ministro disse, perante a insistência da comunicação social, que não faria "comentários" a outros assuntos - como a proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Passos Coelho e o atual líder do Governo, Luís Montenegro, estiveram juntos na noite de quinta-feira, em Odivelas, na estreia da peça de teatro 'A Ratoeira'. Aos jornalistas, Montenegro disse apenas que "foi muito agradável ter estado com ele", num "encontro entre amigos". Preferiu, porém, não comentar uma eventual candidatura presidencial do antigo primeiro-ministro.
Passos Coelho tem sido apontado como um dos prováveis candidatos às eleições presidenciais de 2026, junto do Chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, do antigo primeiro-ministro António Costa e do comentador político e antigo líder do PSD, Luís Marques Mendes.
Recorde-se que, no seu espaço habitual de comentário na SIC, Marques Mendes tem acenado várias vezes com a possibilidade de ser candidato à presidência. No fim do mês de agosto, por exemplo, vaticinou: "Talvez esteja mais próximo do que nunca de tomar uma decisão. Daqui a uns meses falaremos".
[Notícia atualizada às 18h24]
Leia Também: Privatização da TAP? "Foi uma pura birra ideológica de Passos Coelho"